Os problemas da destinação incorreta de resíduos

Os problemas da destinação incorreta de resíduos
Os problemas da destinação incorreta de resíduos

O consumo excessivo faz com que uma grande quantidade de lixo seja gerada. De acordo com a ONU, todo ano é produzido 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo. 99% dos produtos adquiridos são jogados fora dentro de seis meses. Parte desse lixo é reciclado, mas muito é descartado em locais impróprios. Sabemos que a destinação incorreta de resíduos pode trazer problemas em diferentes áreas. Veja alguns destes problemas e como evitá-los.

 

Principais problemas

Gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, entre outras substâncias, podem contaminar o ar severamente. A poluição atmosférica é uma das principais responsáveis pelo aquecimento global. Ela também causa sérios danos à saúde das pessoas e animais.

O lixo depositado em locais errados também contamina a água. Essa contaminação é chamada de poluição hídrica. Ela é caracterizada pela incorporação de qualquer material que altere as propriedades físico-químicas da água. Os principais causadores dessa poluição são resíduos industriais (produtos químicos e metais pesados), agrícolas (agrotóxicos) e o esgoto doméstico. Os prejuízos da poluição hídrica são imensos. Ela compromete a qualidade da água para o abastecimento, causa a morte de espécies aquáticas e colabora para a proliferação de doenças.

A qualidade do solo também é afetada pela destinação incorreta de resíduos. Eles são capazes de alterar até a composição da terra, podendo torna-la infértil. A poluição do solo também pode provocar problemas de saúde em pessoas e animais, além de afetar a qualidade das plantas.

O lixo jogado nas ruas também pode ser a causa de alagamentos e de proliferação de doenças.

Soluções

A reciclagem é a melhor forma de diminuir a quantidade de resíduos depositados em locais incorretos. Ela apresenta muitas vantagens sociais e econômicas, e todos os cidadãos devem colaborar fazendo a separação do lixo.

A compostagem é um ótimo jeito de reaproveitar materiais orgânicos. Este é um processo natural de decomposição que transforma as sobras em adubo.

Faça a sua parte para diminuir a quantidade de resíduos produzidos e procure sempre depositá-los em locais adequados.

Fonte: ONU Brasil  e VG Resíduos.

 

Leia também: Documentário faz alerta sobre a destinação do lixo

Conheça a Coradin Reciclagem, especializada no comércio e beneficiamento de resíduos metálicos ferrosos e não ferrosos.

Cadastre-se!

Para mais informações

EnglishPortugueseSpanish