Dúvidas Frequentes
O que é sucata de ferro?
A sucata de ferro consiste em todo tipo de sucata de ferro e aço carbono solta ou em fardos como sólidos fundidos e laminados, limalhas e cavacos, reutilizáveis como tubos, barras, bobinas e chapas, automóveis sucateados, navios, trens, vagões, rodas e trilhos ferroviários.
Material amplamente empregado na construção mecânica; pode substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem. Como esses materiais são fáceis de serem trabalhados, com eles é construída a maior parte de máquinas, ferramentas, estruturas, bem como instalações que necessitam materiais de grande resistência.
Ela se subdivide em:
Sucata de Ferro Cavaco: Sucata de alto carbono, gerada na usinagem de peças de ferro fundido, principalmente na indústria automobilística, com baixo teor de óleo e isento de impurezas.
Sucata de Ferro Especial: Sucata de geração industrial.
Sucata de Ferro Obsolescência: Sucata gerada por obsolescência de materiais diversos.
Sucata de Ferro Oxicorte: Sucata de alto carbono, gerada predominantemente pela obsolescência de peças de ferro fundido.
Como é o processamento do ferro de sucata?
O ferro é o metal mais utilizado na produção mundial devido a sua dureza e seu baixo custo. Ele é indispensável para a construção de diversos bens como os automóveis, barcos, eletrodomésticos e componentes estruturais de construções. Portanto, a reciclagem do ferro é fundamental, já que ele mantém suas propriedades como resistência, versatilidade e durabilidade.
A reciclagem de ferro é uma das formas de reuso mais antigas do mundo. Após as guerras, já no Império Romano os soldados recolhiam utensílios e armas para serem refundidos. Com isso, na medida em que o tempo passou deu-se o aumento da utilização desse material e, portanto, a necessidade de sua reutilização. Hoje, as empresas e profissionais que trabalham com isso são chamados de recicladores.
Toda prática de reciclagem colabora para o ambiente, no caso do ferro é ainda mais importante, uma vez que a sucata é responsável por mais de um quarto do material novo no país. Atualmente, no Brasil, em torno de 2.500 empresas compõem o setor de reciclagem de ferro, processando mensalmente até 420 mil toneladas de sucata. Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal, segundo o site Reviverde.
Fonte: Pensamento Verde
Como o trabalho da Coradin beneficia o meio ambiente?
Ao proporcionar uma destinação a sucata, a CORADIN cumpre um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das comunidades e na limpeza da cidade, ao reduzir o volume de lixo metálico enviado para o aterro sanitário. A atividade de coleta de sucata também é geradora de empregos por meio de uma extensa cadeia de pequenos e médios empreendedores que se dedicam a essa atividade.
As certificações adquiridas garantem o comprometimento que a CORADIN tem com seus clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e meio ambiente. Nossa empresa investe continuamente na melhoria de suas práticas de ecoeficiência, otimizando a utilização dos recursos naturais, pois acreditamos que o sucesso do negócio também está relacionado ao seu desempenho na área ambiental.
O que são certificados ambientais?
A Certificação Ambiental é concedida a empresas que, nos processos de geração de seus produtos, respeitam os dispositivos legais referentes às questões ambientais e apresentam determinados procedimentos exigidos pelo órgão certificador.
A Certificação Ambiental pode ser concedida tanto para empresas que geram produtos (indústrias em geral), como para prestadoras de serviços (consultorias, comércio, etc). A análise do processo produtivo deve envolver desde a obtenção de matéria prima, o descarte de resíduos, a qualidade ambiental do produto gerado, reciclagem, biodegrabilidade, etc.
A Certificação Ambiental surgiu pela necessidade de diferenciar os produtos que apresentavam um desempenho ambiental adequado, considerando sua utilização pelo consumidor e todos os demais aspectos citados anteriormente. Com o tempo, o processo de produção, desde a matéria-prima até a disposição de resíduos, começou a ser o principal fator para a obtenção da certificação Ambiental (Bitar & Ortega, 1998).
A CORADIN possui os seguintes certificados:
Licença de Operação
MTR
Autorização Ambiental (TRANSPORTE)
Cadastro Técnico Federal IBAMA
Técnico em Meio ambiente
Certificado de Destinação Final