Parafusos: você sabe como foram inventados?

Parafusos: você sabe como foram inventados?
Parafusos: você sabe como foram inventados?

Os parafusos são peças muito comuns no nosso dia a dia, mas você sabe como eles foram inventados? O primeiro registro é de uma invenção do cientista grego Archytas de Tarentum, que viveu por volta de 400 a.C. Ele teria inventado um parafuso que era utilizado nas prensas de extração de azeite de olivas e na produção de vinho. Arquimedes, que veio quase 200 anos depois, utilizou parafusos em aplicações científicas, criando o princípio da rosca na elevação de água para irrigação.

Os romanos foram os primeiros povos a utilizar o parafuso. Segundo registros, eles utilizavam a ideia de Arquimedes em larga escala, além da extração de minérios e para pivôs em portas. As máquinas para fabricação de parafusos aparecem entre o fim do século XVI e começo do século XVI. Este registro se refere a desenhos de Leonardo da Vinci. A primeira máquina realmente construída aparece em 1568, feita pelo matemático francês Jacques Besson.

Os parafusos têm poder de fixação maior que os pregos. Eles também são funcionais, já que permitem a desmontagem das peças onde estão inseridos. Os parafusos são feitos de uma variedade materiais, incluindo tipos de aço. Além disso, há parafusos de vários tamanhos e formas, o que permite tipos de fixação ou movimentação.

Há, ainda, registro de que foram usados componentes parafusados em instrumentação cirúrgica em 79 a.C. O parafuso como conhecemos, feito de metal, surgiu na Europa, a partir do ano 1400. A patente do parafuso de fenda aconteceu em 1797, feita por Henry Maudslay. No ano seguinte, um utensílio parecido foi patenteado por David Wilkinson. Desde então os parafusos são itens presentes no nosso cotidiano, em praticamente todos os objetos que usamos.

Na Coradin você encontra parafusos ideais para o que desejar. Nossos produtos têm qualidade garantida!

Entre em contato para obter maiores informações.

Fonte: Revista do Parafuso.

Cadastre-se!

Para mais informações

EnglishPortugueseSpanish