The Trash Isles: Porção de lixo plástico no Pacífico gera mobilização e campanha alerta sobre a poluição dos oceanos

The Trash Isles: Porção de lixo plástico no Pacífico gera mobilização e campanha alerta sobre a poluição dos oceanos
The Trash Isles: Porção de lixo plástico no Pacífico gera mobilização e campanha alerta sobre a poluição dos oceanos
Nosso planeta pede socorro.

Em todo o mundo, apenas 5% do plástico que vai para o lixo é efetivamente reciclado. Este material leva entre 500 e 1000 anos para se decompor. Assim, é possível concluir que grande parte de todo plástico já feito ainda está na natureza, inclusive nos oceanos.

Os números são assustadores. Oito milhões de toneladas de plástico vão para o mar anualmente, o equivalente a um caminhão por minuto. Especialistas acreditam que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.

Como uma tentativa de alertar sobre este grave problema e cobrar soluções, a ONG canadense Plastic Oceans Foundation lançou uma campanha em 2017 para transformar uma ilha de lixo localizada no Oceano Pacífico em um país. Ela foi chamada de The Trash Isles. Essa ilha, composta por resíduos plásticos, tem cerca de 1,6 milhões de metros quadrados e 79 mil toneladas de plástico. Seu tamanho equivale à área da França.

Para que a ilha se torne um país, a ONG entrou com um pedido de reconhecimento para a ONU. Em parceria com a agência de publicidade britânica AMVBBDO e a LAD Bible, foi feita uma campanha divulgando o caso. Foram elaborados vários materiais de identidade visual e elementos que são fundamentais para um país existir, como bandeira, passaporte, selos e moeda – chamada de “Debris”, que, em inglês, significa lixo ou resíduos.

Por que se tornar um país?

De acordo com as Cartas Ambientais da ONU, “todos os membros devem cooperar em um espírito de parceria global para conservar, proteger e restaurar a saúde e a integridade do ecossistema da Terra”. Ou seja, ao tornar-se uma nação, os outros países têm o dever de limpar o lixo dentro das fronteiras da Thash Isles.

A campanha foi premiada no festival de Cannes de 2018. Certamente serviu como um importante alerta sobre a produção de lixo e as sérias consequências da destinação incorreta.

Você pode conhecer mais sobre a campanha clicando aqui.

 

Fonte: LAD Bible e eCycle.

Leia também: Documentário faz alerta sobre a destinação do lixo.

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