Reciclagem de ferro: precursora da reciclagem.

Reciclagem de ferro: precursora da reciclagem.
Reciclagem de ferro: precursora da reciclagem.

Você sabia que a reciclagem de ferro é considerada uma das primeiras formas de reciclagem feitas pelo homem? A manipulação do ferro foi um grande avanço para as técnicas produzidas pelos humanos. Dessa forma, foi possível produzir armas, utensílios, armaduras de guerra e outros objetos. Posteriormente, vieram os automóveis, por exemplo. Por isso, a reciclagem se tornou muito importante para a manutenção do meio ambiente e também no sustento econômico.

Com baixo custo, o ferro é indispensável na sociedade moderna. Carros, barcos, edifícios, entre outras construções: todas dependem deste material. Ainda deve-se lembrar do aço, liga metálica de uso frequente da qual o ferro faz parte da composição.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Quem produz o resíduo é responsável pela sua destinação, ou seja, deve recolher, armazenar, transportar e entregar a estabelecimentos licenciados. Isso se deve à obrigação de não descartar resíduos que contaminem o meio ambiente. Mesmo assim, os metais têm um grande potencial de reutilização, devido às suas características físico-químicas.

INDUSTRIALIZAÇÃO E RECICLAGEM

No Brasil, a reciclagem de ferro tornou-se assunto indispensável após o processo de industrialização do país, que aconteceu nos anos 1940. Atualmente, o Brasil processa até 420 mil toneladas de sucata mensalmente. A cada ano, 10 milhões de toneladas de sucata de ferro e aço são consumidas.

Após recolhido, o ferro passa por processos de limpeza, classificação e prensa, assim, são destinados novamente à indústria. Isso é muito importante no sentido de valorizar a Economia Circular, para que haja redução de gastos e impacto ambiental. Muitos materiais não precisam de processamento e acabam tendo utilidade na sua forma original, como vigas, canos e tambores. Caso ainda passem por processamento, as peças provenientes da reciclagem de ferro são refundidas a aproximadamente 1.550 graus centígrados.

No nosso blog você encontra ideias para usar reciclagem de ferro velho na decoração de interiores e jardins. Acesse e confira!

Fonte: G1 e Ministério de Minas e Energia (Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral)

Cadastre-se!

Para mais informações

EnglishPortugueseSpanish