O que fazer com o lixo eletrônico?

O que fazer com o lixo eletrônico?
O que fazer com o lixo eletrônico?

Os avanços tecnológicos trazem muitos benefícios. Os eletrônicos fazem parte do nosso dia a dia e são usados para trabalho, estudo, comunicação e entretenimento. Mas este mercado também provoca um consumismo excessivo. Parte disso é ocasionado pelo apelo em massa, estimulando o consumidor a comprar o produto mais recente, e pela obsolescência programada, que faz com que os equipamentos apresentem problemas em pouco tempo. Esse processo resulta em um grande número de equipamentos em desuso, que viram lixo eletrônico.

De acordo com a ONU, cerca de 41 milhões de toneladas de lixo eletrônico são geradas no mundo anualmente. Entre os países emergentes, o Brasil é o que mais gera lixo eletrônico. A cada ano no país é descartado cerca de 97 mil toneladas de computadores, 2,2 mil toneladas de celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.

 

Os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico

Este tipo de lixo vem se tornando um grande problema ambiental, pois nem sempre é descartado em locais adequados. A maior parte dos produtos eletrônicos possuem substâncias químicas que, se deixadas na natureza, contaminam o solo e a água e podem provocar graves doenças nas pessoas que estão neste ambiente. Para se ter uma ideia, um computador comum tem cerca de 18% de chumbo, cádmio, berílio e mercúrio, que são metais tóxicos. O chumbo, por exemplo, é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso.

Os produtos eletrônicos são compostos por partes em plástico, metal, vidro e outros materiais de fácil reciclagem. Quando descartados em locais errados, estes materiais ficarão na natureza por centenas ou até milhares de anos.

 

Como fazer o descarte corretamente?

O ideal é sempre fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados, como pontos de coleta ou empresas e cooperativas que atuam nesta área específica da reciclagem. No caso de alguns materiais específicos, como pilhas e baterias, existem vários estabelecimentos e espaços públicos que fazem a coleta e encaminham para o destino certo.

Há uma lei que responsabiliza os fabricantes pelo descarte do lixo eletrônico. Por isso, o lixo pode ser entregue nas empresas e nos pontos de venda.

Se o produto em questão ainda tiver utilidade, é interessante doá-lo para pessoas ou instituições que farão um bom uso. Busque locais que aceitam estes produtos, certamente eles terão um bom uso.

 

Fontes: Setor Reciclagem, Sua PesquisaFraqmaq.

Leia também: O que é Obsolescência Programada?

Cadastre-se!

Para mais informações

EnglishPortugueseSpanish