Medalhas olímpicas de Tóquio 2020

Serão produzidas mais de 5 mil medalhas para jogos olímpicos e paralímpicos

Os organizadores do comitê dos Jogos Olímpicos de 2020, planejam produzir as cobiçadas medalhas olímpicas de ouro, prata e bronze para os atletas. A ideia é reciclar lixos eletrônicos descartados pela população japonesa.  


Além disso cada medalha vai ter 0,048 gramas de ouro, 0,26 gramas de prata e 12 gramas de cobre. A campanha foi lançada pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos, que pediu para que os japoneses doassem antigos aparelhos eletrônicos. Deu tão a certo ideia, que foram arrecadados mais de 80 mil smartphones.

O aço é 100% reciclável
O que fazer com a sucata?
Composição dos metais: Saiba mais sobre
Sucatas: Nova utilidade para bicicletas

Todos os dispositivos eletrônicos vão ser fontes de matéria-prima das medalhas de um dos maiores eventos esportivos do mundo.  Acima de tudo Tóquio planeja virar uma cidade sustentável modelo e usará as Olimpíadas para inaugurar o crescimento econômico e as iniciativas ecológicas na capital do país. 
Entre alguns dos objetivos é diminuir as emissões de gases de efeito estufa e o consumo de energia. A arrecadação será encerrada no primeiro semestre de 2019 ou assim que for atingida a marca de oito toneladas de metal bruto.

Tóquio 2020, lançou competição para o melhor desenho de medalha olímpica


Em janeiro desse ano, o comitê olímpico lançou campanha chamando cidadãos japoneses a participarem do concurso do desenho da medalha. Os participantes deverão ser estudantes ou profissionais na área de design.
A banca julgadora foi composta por ex-atletas, designs profissionais e próprio comitê olímpico internacional, foram avaliados os melhores projetos da medalha olímpica. O desenho vencedor, junto com a empresa de produção terão que fazer três mapeamentos de dimensionais do projeto.

Fonte: oglobo.globo.com
esportes.estadao.com.br
epocanegocios.globo.com

Cadastre-se!

Para mais informações

EnglishPortugueseSpanish